Nos últimos anos, o hidrogênio emergiu como um protagonista no cenário energético global, prometendo uma transição para um futuro mais limpo e sustentável. Mas, você sabe o que é o hidrogênio?
O hidrogênio é o elemento mais abundante no universo. Na Terra, ele é encontrado principalmente na forma de água e em compostos orgânicos. Sua versatilidade e capacidade de armazenamento de energia o tornam uma opção atraente para uma variedade de aplicações.
(É muito importante lembrar que o hidrogênio não é uma fonte de energia e sim, vetor energético).
Mas ONDE podemos USAR o HIDROGÊNIO?
Sua capacidade de armazenar energia o torna muito visado para uma variedade de aplicações promissoras, principalmente, no setor de mobilidade, que é um dos segmentos mais difíceis de ser descarbonizado.
Além disso, o hidrogênio pode ser usado em diversos processos industriais, como por exemplo, na produção de amônia, refino de petróleo e fabricação de produtos químicos. Ele também pode ser empregado em sistemas de armazenamento de energia e como combustível para geração de eletricidade em células a combustível.
BENEFÍCIOS do HIDROGÊNIO
Uma das principais vantagens do hidrogênio é sua capacidade de ser produzido a partir de fontes renováveis, como energia solar, eólica e hidrelétrica, por meio da eletrólise da água.
O hidrogênio é eficiente em termos energéticos e pode ser armazenado por longos períodos, o que o torna uma opção atraente para a integração de energias renováveis intermitentes na rede elétrica.
Mas se o HIDROGÊNIO é tão bom, por que não usamos ele amplamente?
Apesar de seu potencial, o hidrogênio ainda enfrenta desafios significativos.
Um dos principais desafios, é seu custo de produção, a infraestrutura de abastecimento de hidrogênio ainda é limitada em muitas partes do mundo, o que dificulta sua adoção em larga escala.
Apesar do hidrogênio ter o potencial de desempenhar um papel importante na transição para uma economia de baixo carbono, ainda precisamos de mais investimentos em pesquisa e desenvolvimento, além da criação de mercado consumidor, tanto interno e externo, bem como o investimento e desenvolvimento de infraestrutura, para que possamos aproveitar todos os benefícios desse elemento versátil e impulsionar a sustentabilidade energética em todo o mundo.
Comments